Projetos Sociais

 

Postado dia 16/12/2014 às 10:33:03

Projetos Sociais

A responsabilidade social tem ganhado cada vez mais destaque dentro das iniciativas da Associação das Indústrias Extrativas de Areia do Noroeste do Paraná – APA.  Os associados compreendem que os cuidados com o Meio Ambiente no Distrito de Porto São José devem ser coligados com ações e propostas sociais que busquem o bem-estar da população.

Como a APA está inserida numa localidade cuja densidade demográfica é de menos de mil habitantes, isso permite uma maior inter-relação entre os associados e a população, além de facilitar a mobilidade e acesso as informações e necessidades dos ribeirinhos. Todos os associados entendem que a responsabilidade de uma organização vai além das ações administrativas e enxergam que o impacto das decisões e atividades da APA alcançam toda a comunidade. Concentrados na responsabilidade social do grupo e acreditando no desenvolvimento sustentável, todo o quadro de funcionários do Terminal de Carga e Descarga de Areia Prezalino Semprebom emprega moradores locais que são instruídos e preparados pela APA para operar o maquinário desenvolvido para o Terminal. Conscientes do seu papel na sociedade, encontraram um déficit na alimentação dos estudantes matriculados no Ensino Fundamental das escolas públicas do Distrito e há alguns anos complementam mensalmente o lanche oferecido às crianças.

Com a pergunta “o que podemos fazer pela infância” sempre em pauta nas reuniões da Associação, decidiram em 2001 incorporar as atividades e ações da APA a realização da Festa das Crianças, anteriormente nominada como Show das Crianças e desenvolvida pelo Porto de Areia Cristo Rei.

No Distrito de Porto São José, no município de São Pedro do Paraná, o Porto de Areia Cristo Rei iniciou um trabalho com crianças carentes e com a comunidade local. O Show das Crianças, que por quatro anos foi desempenhada por aquela indústria areeira, passou a ser um dos principais projetos sociais da APA e há 11 edições é uns dos meios de integração social dos associados com a comunidade ribeirinha.

Todo dia 12 de outubro a APA comemora o dia das crianças com uma grande festa e recepciona as crianças do Distrito de Porto São José, das ilhas adjacentes e cidades vizinhas. A associação busca com esse projeto fomentar conceitos de cidadania aliada a diversão, dentro de uma ótica de educação ambiental, cultural e esportiva. A festa ocorre no ginásio local e o evento oferece gincanas esportivas, concursos de conscientização ambiental, shows com palhaços, distribuição de presentes, jogos educativos e guloseimas.