Notícias

 

Postado dia 16/12/2014 às 09:49:33

Festa das Crianças 2014

Na edição 2014 da Festa das Crianças, 11ª realizada pela APA, confirmou-se o sucesso do evento junto à população. Mais de 400 crianças participaram da comemoração e o clima de alegria e integração dominou o ambiente. A cada ano é crescente o aumento dos familiares dos associados envolvidos na organização e nas tarefas para a realização da festa, o inter-relacionamento tornou-se a marca da festividade.

O evento já faz parte do calendário da população ribeirinha que, entendendo o valor de tal realização, colabora com paciência e educação exemplar no dia da celebração. Os associados asseguram que a Festa busca resgatar também a importância do 12 de outubro que, além de ser um dia dedicado às crianças, é uma data religiosa para a comunidade católica, o dia de Nossa Senhora de Aparecida.

Prova da importância e da instauração definitiva da comemoração no rol de datas festivas da comunidade pode ser constatada quando da abordagem das pessoas presentes: a maioria delas, quando questionadas sobre o evento, disseram não ser a primeira vez que participavam. Todas eram enfáticas ao dizerem que estavam gostando da festa e que iriam retornar no próximo ano. Doralice Dias de Barros Silva, esposa de um dos associados, assinala que participa da Festa das Crianças há cerca de oito anos e a cada edição vê com alegria a participação das crianças no evento.

Rosenei Pasquali, representante do Núcleo Regional da Educação de Loanda e esposa de um associados, é idealizadora do concurso de produção artística promovido entre os estudantes matriculados no ensino Fundamental do Distrito de Porto São José e promovido pela APA. Com o tema “O meio ambiente em foco: fazendo arte com água” a competição de 2014 promoveu entre os alunos o despertar da consciência para a preservação desse bem fundamental para a vida de todo o ecossistema terrestre. Os estudantes desenvolveram trabalhos em diversas modalidades, tais como: recorte e colagem, pintura e fotografia. Avaliados por uma bancada de professores, presidida por Rosenei Pasquali, as produções selecionadas foram apresentadas na 15ª Festa das Crianças e premiadas por representantes da APA durante a comemoração.

Além do concurso a Festa contou com brincadeiras, distribuição de bolo, lanches, refrigerante e guloseimas (algodão doce, pipoca, sorvete e doces variados). Cada criança no final da festa ganhou um brinquedo para alegrar e celebrar o dia das crianças.

Essas ações, destaca Laerte Pereira, presidente da APA, permite a aproximação dos associados e de seus familiares com a comunidade de Porto São José. E demostram que é perfeitamente possível a toda indústria mineradora crescer, e contribuir para o crescimento de uma sociedade mais justa. 

Relação dos profissonais que ajudaram a desenvolver os trabalhos com os alunos das escolas de Porto São José:

 Funcionárias do Núcleo Regional de Educação de Loanda que ajudaram a montar o regulamento do concurso e desenvolver os trabalhos nas escolas:

- Assistente Técnica: Rosenei Antonia Zaninelo Pasquali

- Língua Portuguesa: Helena Maria Scavazini Salvador

- Arte: Rosyane Aparecida Leite Augusti

- Pedagoga: Ivanize Ribeiro de Souza

Escola Estadual Padre José de Anchieta (fotografia colorida e sépia)

- Diretora: Claudete de Paulo

- Pedagoga: Sônia Maria Talarico de Souza

- Secretária: Veraci Lima Santos

Escola Municipal José Marques de Macedo (recorte e colagem e pintura)

- Diretora:    Gisele Rodrigues Forner

- Pedagoga:  Vera Lúcia de Souza

- Professoras: Izabel Leão Lopes

                              Érica Perez Zanetti da Silva

 Centro Municipal de Educação Infantil (pintura no muro)

Diretora: Maria Aparecida da Silva

Educadora infantil: Janilda Andrade Durães Talarico  

 

 

Clique para ampliar

comente esta matéria »