Unidades

 

Postado dia 25/11/2014 às 01:56:48

Distrito do Porto São José

Com uma população de 800 habitantes o distrito de Porto São José, situado no município de São Pedro do Paraná, era conhecido por ser um porto fluvial, utilizado para travessia por meio de balsa para o Estado Mato Grosso do Sul.  Sua beleza natural situado às margens do Rio Paraná, em um trecho de livre, é muito apreciado por turistas. Desde praticantes de pesca esportiva até amantes das águas doces, seus visitantes tem transformado o local em um agradável balneário.

A Festa do padroeiro São José reúne atrativos náuticos e a religiosidade, como a missa às margens do Rio Paraná, procissão fluvial, prova de remo e natação, entre outros. O turista além de desfrutar de uma prainha com mirante, podem conhecer melhor o rio e suas ilhas ou praticar a pesca esportiva. Há várias marinas que oferecem o serviço.

Com águas clara e calmas São Jose possui várias ilhas: Catarina, Cruzeiro, Mineira (Praia – 20 hectares), Tacarã, Paiquerê,Tostão, Hambúrguer, Humaitá, Pingo, Tormenta e a Ilha da Barra (popularmente conhecida como Óleo Cru). Muitas dessas ilhas não são habitadas sendo Berçário Ecológico para plantas, aves e répteis.

Sua principal atividade rentável é a exploração areieira efetuado pelo Terminal de Carga e Descarga de Areia Prezalino Semprebom conduzido pela Associação das Indústrias Extrativas de Areia do Noroeste do Paraná (APA), sendo de grande importância econômica para o local.  

 

comente esta matéria »