Unidades

 

Postado dia 25/11/2014 às 01:56:21

São Pedro do Paraná

Existente há mais de 50 anos o município de São Pedro do Paraná -PR foi emancipado politicamente em 30 de dezembro de 1964, sendo desmembrado de Loanda e Porto Rico. Situado no noroeste paranaense suas terras são banhadas por 18 Km de águas do Rio Paraná.

Oriundo da então Fazenda São Pedro, que antecipará o município, hoje possuí 2.500 (dois mil e quinhentos) habitantes. Distante 102km de Paranavái – PR e 173 km de Maringá - PR, suas cidades vizinhas são:  Porto Rico-PR, Nova Londrina-PR, Marilena-PR, Santa Cruz de Monte Castelo-PR e Loanda-PR, sendo esta última a Comarca  a qual pertence.

A principal fonte de renda da cidade é a exploração agropecuária, sendo também relevante a fabricação de metais e a exploração areieira e turística. Em divisão territorial datada de 31 de dezembro de 1968, o município é constituído do distrito sede São Pedro do Paraná, possuindo também o distrito de Porto São José.       Pela divisão dos distritos, há duas comemorações de Padroeiros: São Pedro e São José.

Os são-pedrenses celebram a Festa do Padroeiro São José com missa às margens do Rio Paraná, procissão fluvial, prova de remo e natação, campeonato vôlei de areia, shows, barracas e baile. A Festa do Padroeiro São Pedro e cheia de homenagens, celebrações religiosas e atrações populares. O Campeonato de Pesca ao Jaú, também é muito celebrada pelos munícipes.

 

comente esta matéria »